Coragem para Mudar

Extraído do site Mensagem Espírita, basta clicar aqui e ler. Segue a minha humilde reflexão.

"Aprendamos a controlar as nossas más inclinações e lograremos vencer se perseverarmos no bom combate." Joanna de Ângelis.

É preciso ter coragem para mudar. No afã de nos adaptarmos à sociedade que vivemos, muitas vezes, mesmo inconscientemente, vamos seguindo padrões esdrúxulos ou mantemos outros, já caducos. Somos seduzidos por pouco. Imitam-se formas de diversão, de falar, de comportar-se, até mesmo como nos relacionamos com os outros, mas não nos atemos muito às consequências desastrosas desses modismos, muitas vezes, reproduzindo até preconceitos que, nesta fase da humanidade que estamos, já deveriam ter sido arredados do nosso comportamento. O comportamento e os modismos desvairados da multidão acabam contaminando todos aqueles que não reflexionam sobre suas vidas e seus atos. Até a forma de se praticar esta ou aquela religião segue essa regra.

Controlar as nossas más inclinações é uma tarefa árdua e diária. É compromisso que devemos abraçar para todos os dias, já que nos consideramos Espíritos em estágio de progresso, momentaneamente encarnados aqui na Terra. E nós temos muitas dificuldades a superar, inúmeras mesmo: o egoísmo, o vitimismo, a crueldade, o preconceito em todas as suas vis formas, a maledicência, o mau hábito de reclamar, o pessimismo e são tantas formas inferiores as quais nos manifestamos que se faz urgente nos avaliarmos e procurarmos, pouco a pouco, mudarmos esses padrões deprimentes.

Ao longo de tantas encarnações, nós vamos acumulando em nós mesmos, todas essas energias deletérias e, se nos dizemos cristãos, ou se apelamos para a ética como conduta, precisamos nos controlar, vigiando nossos pensamentos, atos e palavras, passando por um processo de contínua reeducação. Precisamos, todos os dias, perseverarmos no bem, na fraternidade, na mansuetude, na paciência e tolerância, procurando nos superar. Não temos que ser melhor do que ninguém mais, mas temos o dever moral de sermos melhores do que nós mesmos.

A cada dia teremos nossas vitórias e muitas quedas, mas o primeiro passo precisa ser dado, pois não podemos ficar indefinidamente neste sonambulismo consciencial, esperando por um salto quântico, afinal, o progresso não dá saltos. A coragem para mudar vem aos poucos e precisa ser trabalhada, mesmo quando temos tantos momentos de covardia moral.

Peço que leiam a mensagem de Joanna de Ângelis e reflitam sobre suas palavras, convertendo sombras em luz. Que possamos trabalhar as nossas sombras, transformando-as em luz para nosso caminho em ascenção.

Muita paz à todos!